VOCÊ SABIA?
Que a Instrução Normativa RFB nº 1.288, de 31/08/12, e o Ato Declaratório Executivo Coana nº 33, de 28/09/12, são as normas que estabelecem os procedimentos para habilitação de importadores, exportadores e internadores da Zona Franca de Manaus para operação no Siscomex, bem como o credenciamento de seus representantes para a prática de atividades relacionadas ao despacho aduaneiro?
Que há duas modalidades de habilitação no Siscomex, em substituição às anteriores:
- pessoa jurídica (dividida em três submodalidades: expressa, limitada e ilimitada); e
- pessoa física?
Que a pessoa jurídica, que pretenda atuar exclusivamente em operações de exportação, poderá se habilitar na submodalidade "expressa", sem necessidade de análise fiscal estimando a capacidade financeira da empresa?
Que a pessoa jurídica habilitada na submodalidade "limitada" poderá realizar operações de:
- importação (até o limite de US$ 150.000,00 para as operações com cobertura cambial, em cada período consecutivo de seis meses); e
- exportação (com ou sem cobertura cambial, sem limitação de valor)?
Que a pessoa jurídica habilitada na submodalidade "limitada" poderá, para fins de habilitação na submodalidade "ilimitada", requerer revisão da estimativa apurada na análise fiscal, devendo apresentar documentação que ateste a capacidade financeira superior à estimada?
Que poderá ser credenciado a operar no Siscomex como representante da pessoa física ou jurídica, no exercício das atividades relacionadas com o despacho aduaneiro:
- o despachante aduaneiro;
- o dirigente ou empregado da pessoa jurídica representada;
- o empregado de empresa coligada ou controlada da pessoa jurídica representada; e
- o funcionário ou servidor especificamente designado, nos casos de órgão da administração pública direta, autarquia e fundação pública, órgão público autônomo, organismo internacional e outras instituições extraterritoriais?
Que a pessoa jurídica que pretenda alterar seu(s) responsável(is) perante o Siscomex deverá protocolar novo requerimento de habilitação?
Que as empresas que tenham operado anteriormente no comércio exterior e queiram realizar consultas ou retificações de declarações estão dispensadas de habilitação, porém será necessário o credenciamento do representante, mediante requerimento que será formalizado em processo eletrônico (e-processo), não sendo submetido à análise fiscal?
Que a habilitação de pessoa física responsável por consórcio de empresas está condicionada à habilitação da pessoa física responsável pela pessoa jurídica líder?
Autor(a): LUIZ MARTINS GARCIA
Economista com especialização em Comércio Exterior/Exportação
Economista com especialização em Comércio Exterior/Exportação
Fonte: www.aduaneiras.com.br - em 15/05/13
Nenhum comentário:
Postar um comentário